quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Sua marca é o seu principal negócio. Invista!



Hélio Moreira*

Não existe bandeira branca para o mercado. Seja qual for o ramo do empreendimento é necessário atributos, princípios e de um bom gerenciamento. Não estamos falando apenas de criar um nome, um símbolo ou sinal gráfico usado para diferenciar um produto/serviço de outro. Estamos falando de marca, comportamento, consumidor (público alvo), concorrência e de tudo que está ao seu redor. Estar atento às inovações do mercado e proporcionar aos clientes uma marca forte e moderna é imprescindível para que o cliente ou futuro cliente tenha uma percepção adequada do negócio e este possa prosperar.
O investimento na construção da identidade é um recurso que irá trazer retorno para a empresa. A confiança no produto oferecido inicia-se com a apresentação da marca, portanto, é necessário estar atento e observar pontos estratégicos. No entanto, não adianta investir na identidade visual da empresa no início e, no decorrer dos anos, esquecê-la. A manutenção deve ser realizada sempre que necessário, mas qual é o momento exato para mudar?
Na verdade o redesenho de marcas, reposicionamento total ou parcial da identidade deve acontecer quando a identidade visual não corresponde mais ao processo evolutivo que teve ou mesmo quando a marca deseja comemorar uma nova fase da empresa. A reformulação é mais indicada para marcas existentes que estejam em processo de reposicionamento, envelhecidas ou conceitualmente problemáticas.
Estamos no meio de uma concorrência e uma infinidade de opções. Quem levará a melhor? Provavelmente quem pensar diferente e disponibilizar seu tempo para estudar essas atitudes e aprimorá-las ou contratar profissionais para ajudá-lo nesse processo. Para isso, é preciso gerar um mapa da marca. Proporcionando a ela um rumo. Portanto, vamos começar com algumas dicas que podem ajudá-los a repensar o seu negócio ou mesmo reposicioná-lo se for o caso. Assim você poderá encaixar perfeitamente no que está precisando hoje ou no que irá precisar no futuro, antes que as coisas se percam por falta de cuidado com a marca.

Entenda seu público-alvo e procure se posicionar. Talvez encontre clientes mais fieis e dispostos a pagar mais pelos seus produtos/serviços;
Estruture uma mensagem ou mapa da sua marca. Ela pode ajudá-lo a garantir ativos mais valiosos para sua empresa no futuro;
Crie um nome eficaz. Os melhores são os que representam a promessa do negócio;
Crie sua própria identidade. Alinhe o conceito (promessa) ao nome, seu público alvo a um símbolo e sinal gráfico que possa ajudá-lo a torna-se mais tangível. Um dos sentidos principais na guerra da conquista é o visual. Se apegue nele e acredite;
Leve todas as considerações acima ao conhecimento do público externo, mas deixe claro para o público-interno.  Colaboradores, parceiros e fornecedores. Um bom gerenciamento começa de dentro para fora.

Quais são seus atributos, diferenciais, sua essência? Essas são perguntas constantes no dia-a-dia. Qual o rumo da minha marca?
Seja simples e direto. Não complique. Pontue no mapa mental da marca seus atributos, mas nada superficial. Seja honesto com você mesmo. Defina o que pretende ser e o espaço que pretende ocupar. Crie uma metodologia para colocar tudo isso em prática. O melhor mapa é aquele que te leva para o lugar desejado em boas mãos. Para sua empresa colher, antes, semear e adubar fará parte do processo. Vai lhe dar mais segurança e com certeza melhores resultados.

*Diretor da NewGrowing Design & Branding, agência especializada em construção de marcas.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Veja cinco dicas para construir uma marca no setor de saúde


por Verena Souza
14/02/2011
Especialista fala ao Saúde Business Web sobre as dificuldades da propaganda no segmento e explica como enfrentá-las
Moreira: marca é construida ao longo do tempo. O público não a reconhece de uma hora para outra

Diferente de outros segmentos do mercado, as instituições de saúde têm de seguir um rigoroso código de ética na hora de construir uma marca. No entanto, o marketing na área de saúde é tão importante quanto em outras áreas para gerar visibilidade, clientes e se manter ativo no setor.
Quer ficar por dentro sobre tudo o que acontece no setor de saúde? Assine gratuitamente a nossa newsletter diária e receba os destaques em sua caixa de e-mail.   Sem poder apelar para ofertas e descontos em relação aos serviços prestados ou mesmo divulgar a qualidade do trabalho de seus profissionais e premiações, os hospitais, clínicas e consultórios têm buscado cada vez mais agências especializadas em construção de marcas.
Recentemente, o branding e também o rebranding - processo de conceituação, construção, análise, definição e identificação da marca -, têm sido muito difundidos entre os empresários no segmento. "A única arma que eles têm para a autopromoção é criar uma marca que esteja alinhada ao planejamento da instituição", disse o diretor da NewGrowing Desing & Branding, agência especializada em design de marcas, identidade visual e estratégias de branding para micro e pequenas empresas, Hélio Moreira.
De acordo com Moreira, existem cinco passos primordiais que precisam ser seguidos:
  • faça um plano de negócio consistente, com o maior número de informações da concorrência, ponto comercial e público-alvo;
  • faça um planejamento prévio de comunicação com esse público e mercado-alvo; quebre paradigmas;
  • contrate um profissional para ajudá-lo a CRIAR uma IDENTIDADE para o seu negócio. Pois, não existe negócio sem identidade;
  • invista em profissionais e não jogue para o alto todo o investimento que fez na estrutura do consultório;
  • utilize as ferramentas certas de marketing. É fundamental criar uma comunicação que respeite as regras do CRO, um website consistente, um material impresso para divulgação com conteúdo correto, assim conseguirá atrair clientes fiéis ao seu trabalho.
"Esse processo é muito importante, pois a marca é algo que se constrói ao longo do tempo. O público não a reconhece de uma hora para a outra", explicou o especialista.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Bios Odontologia - Uma Nova Marca para o mercado Odontológico - Dentistas

Mais uma conquista para a Odontologia.

Elaine Barreto, uma profissional formada na USP. Após, alguns anos trabalhando para outras clínicas particulares tomou uma atitude. Contratou a NewGrowing para construir a MARCA da sua Clínica Odontológica, que está localizada em uma zona nobre da região de São Paulo.

Esse case respeitou as limitações do segmento e a orientações do CRO.

A Newgrowing Design & Branding possui conhecimento suficiente para orientar qualquer Dentista que pretende montar seu próprio negócio. Pois, após o case da Sorridents Clinicas Odontológica, uma das maiores redes do Brasil, adquiriu experiência suficiente no segmento. E, depois de cumprir o contrato de quase três anos, terminou o seu trabalho e gerou os resultados contribuindo para o crescimento da marca que tornou-se conhecida ao longo desses anos. 

O nosso trabalho continua, mas agora com outros objetivos. 
Queremos ajudar mais profissionais, que tem dúvidas e buscam investir em seu próprio negócio.
Comece do começo. INVISTA NA SUA MARCA.

Vejam os resultados. Se quiser saber mais...acesse nosso site www.newgrowing.com 
















Criação de nome e Design de Marca - D'Hall Cortinas & Interiores

www.dhall.com.br

O cliente trouxe o problema. A NewGrowing ajudou com a melhor solução.

A marca Tendência Cortinas e Interiores, estava registrada. Existia uma empresa no mesmo segmento.
Fato esse, que trouxe grandes prejuízos para o empreendedor. Pois, tinha feito a fachada da loja, cartões de visita e flyer para divulgação da loja. Consegue imagina o tamanho do prejuízo?

Para ser empreendedor não pode ser amador. Contrate profissionais e invista na sua MARCA.
Só o tempo vai dizer o valor da sua ATITUDE.

Com essas informações prestamos uma consultoria para os empreendedores, montando uma estratégia de comunicação para a empresa.

Iniciamos com uma pesquisa do mercado-alvo, público-alvo, pesquisa geomarketing, análise do foco da empresa e estruturação de um plano de ação. Iniciamos pela mudança do nome, pensando em detalhes importante para atingir o objetivo da empresa. Desenhamos a nova marca (logotipo) e todo o material de identidade. Vejam parte dos resultados.


BRANDING e DESIGN DE MARCA - BIO HAUS

www.biohaus.com.br

Partimos da concepção do conceito e mapa da marca, criação de nome alinhado ao conceito, design da marca e toda identidade corporativa (cartões de visita, papel timbrado, envelopes, pastas, etc..) e o desenvolvimento do website.

A estratégia continua com o desenvolvimento de um planejamento de marketing para a empresa no Brasil.

Veja o resultado do material criado pela NewGrowing Design & Branding.




























terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

¿Cómo analizar la marca y saber el momento correcto de cambiar?


Sin conocimientos de marketing y construcción de marca, las empresas pueden difícilmente hacer ascender su negocio por falta de información.

Autor: Redação, www.administradores.com.br

21/01/2011

El problema es cuando, sin saber cómo actuar, el empleador se niega a escuchar. Con tantas inversiones en capital físico, el concepto de trabajo, y el diseño de la marca acaban siendo relegados. ¿Su marca necesita una actualización? Bueno, no todo el mundo sabe la respuesta, y eso es normal. 
Sin embargo, tenga en cuenta que la innovación del mercado y ofrecer a los clientes con una marca moderna y fuerte es esencial para éste, o el prospecto de cliente, tenga una percepción adecuada del negocio y así este pueda properar. 
La inversión en construcción de la identidad es un recurso que trascenderá a la empresa. La confianza en la oferta de productos se inicia con la presentación de la marca. Para ello, debe tener en cuenta y observar los puntos estratégicos. 
Además no tiene sentido invertir en la identidad visual de la compañía en el comienzo y olvidarse a lo largo de los años. El mantenimiento debe realizarse siempre que sea necesario. ¿Pero cuándo es el momento adecuado para el cambio? 
El Tiempo
Según Helio Moreira, director de NewGrowing Design & Branding, agencia especializada en branding, identidad visual y estrategias de branding, el rediseño de la marca o reposicionamiento total o parcial de la identidad debe ocurrir cuando la identidad visual ya no corresponde al proceso evolutivo que tuvo o incluso cuando la marca quiere celebrar una nueva fase de la empresa. 

La reformulación es más adecuada para las marcas ya existentes que están en el proceso de reposicionamiento, envejecidas o conceptualmente problemáticas. Por ejemplo, al completar los 6 o 10 años (no es una regla), y la empresa tiene la intención de impactar al cliente y mostrar el resultado de la presencia activa en el mercado, este es un buen momento para mostrar el resultado de estos nuevos atributos en la etiqueta. 
¿Qué puntos a observar para saber cuándo cambiar?
"En el momento del cambio es difícil de decir, pero en general los cambios que suceden a una marca acontecen como en la vida personal. Con el tiempo que envejecemos, perdemos masa muscular, las arrugas aparecen por primera vez. Por último, si no tomamos el cuidado de nuestro cuerpo y nutrimos nuestra mente, con el tiempo tendemos a perder nuestra identidad", explica Moreno. 
"Con una empresa no es diferente. Con el tiempo, muchas cosas envejecen, son obsoletos equipos electrónicos y maquinaria. Incluso equipos que pueden estar en una zona de confort, no evolucionan y no obtienen resultados para la empresa. Lo mismo sucede con la marca. Por lo tanto, siempre debe estar actualizado con la evolución de la empresa, el mercado y público objetivo, no sólo conceptualmente, sino también visual y, en el tiempo, realizar una actualización", añade.