quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Guerrilha mkt - Atraiu sua atenção


http://www.youtube.com/watch?v=_PpB20JF7tk&feature=player_embedded#

A marca Kibon em várias linguas




A Unilever detentora da Kibom no Brasil e a maior empresa no mercado dos sorvetes no mundo, se refere ao símbolo que entrou em vigor em 1999, passando a identificar as diversas marcas de sorvetes que a empresa possui, em especial na Europa e em todos os países das Américas.

É muito engraçado ver como os nomes podem mudar tanto de país para país...

Apesar de alguma diferença nas cores, todos os símbolos têm uma estrutura semelhante à excepção da Kwality Wall’s na Índia: é o único país onde os 2 corações não estão ligados, alegadamente por razões culturais, pois um símbolo pedófilo conhecido como Girl Lover tem traços muito parecidos.

Bicicleta ecologica e integrada ao iPhone


Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) apresentaram nesta semana ao mundo a Copenhagen Wheel, uma bicicleta toda amigável ao meio ambiente. Assim como os atuais carros de Fórmula 1 e seus equipamentos K.E.R.S., ela utiliza um sistema de recuperação e armazenamento de energia cinética, obtida nas frenagens.
Integrada a um smartphone (como o iPhone) via Bluetooth, a bicicleta guarda dados sobre o ambiente em que o usuário vive, como a sua qualidade de ar e estado do trânsito. Quanto mais pessoas contribuindo para esse banco de dados, mais interessante o sistema se torna.

http://web.mit.edu/press/2009/copenhagen-wheel.html

A eterna procrastinação

A eterna procrastinação, um problema comum e cotidiano para todos nós. Essas dicas são baseadas num texto de Karen Leland, autora do livro: Time Management In An Instant: 60 Ways to Make the Most of Your Day

Tire vantagem de seu horário - cada um de nós tem aquele horário aonde é mais produtivo. Aproveite esse horário, seja as cinco da manhã ou as 11 da noite) para seus projetos mais produtivos e importantes.
A Parte mais dificil é começar! - Tente manter o foco no inicio de sua atividade, o resto será bem mais simpes;
Divida a tarefa em pequenos pedaços - Quando dividimos os projetos em pequenos pedaços, é mais simples ver os resultados, mesmo que pequenos, e assim se manter motivado.
Coloque as tarefas mais complicadas no topo da lista - Isso lhe possibilitará usar mais energia no começo, mas no decorrer as tarefas mais simples exidirão menos esforço e portanto serão mais leves.
Dê pequenos prêmios a você mesmo - Um pequeno passeio, uma sessão de cinema, um café especial ou outra coisa que goste. Estabeleça a premiação pela tarefa escolhida.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Agencias inteligentes

A agência Spranq, baseada na Holanda, criou a (primeira?) tipografia ecologicamente correta, a Ecofont, que utiliza 20% menos tinta que uma fonte comum ao ser impressa. O preenchimento dos caracteres é deduzido de áreas circulares vazias que não prejudicam a legibilidade.

http://www.spranq.nl/en/

Ecofont

Consegui ler alguns trechos desse livro e aconselho para os grandes designers. Vale a pena ler - Pensar com Tipos da Ellen Lupton (CosacNaify), recomendo demais, e registro aqui um trecho que achei interessantíssimo:

O design ajuda os sistemas do cotidiano a operar suavemente, permitindo que usuários e leitores ignorem como as coisas são feitas. O design deveria, em alguns casos, anunciar a si mesmo para lançar luz sobre esses sistemas, expondo sua construção, identidade, personalidade e política.

Talvez por isso os designers gostam tanto de ver livros de processos e ler sobre a construção das coisas, marcas, identidades, leiautes. Mas seguido o conselho do livro.

Um projeto que já rodou bem os sites e blogs sobre design, mas que ainda é legal de ser postado aqui.

A Ecofont pode ser baixada gratuitamente neste link.

http://www.ecofont.eu/ecofont_en.html

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Cuide dos seus olhos

http://stereopsis.com/flux/#comments

Baixe gratuitamente o programa que controla a intensidade de luz do seu monitor.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Cassino Lisboa



Ter talento não é sorte. A sorte que exige talento.
Lisboa - Expo - Portugal
Dezembro de 2009

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Design Thinking



O design é uma palavra inglesa que se refere à concepção de um projeto. O ato de Designar. É usado por todos os que planejam ações dirigidas, transformando situações existentes em outras preferidas. Uma entrega de valores, essências, com o objetivo de inovar, através de um desafio prático de CRIAR, uma espécie de brainstorming continuo. Procurando explorar essa habilidade de enxergar o que o outro não vê.

Uma ferramenta de troca de idéias, conhecimento, experiências e sobrevivência em todos os SENTIDOS, a cada momento. Sem muitas regras, mas com base em conceitos e princípios. Cuidando afetivamente dessa relação comportamental ao transmitir uma mensagem, um significado, tornando tangível o intangível.

Adaptando o design criativo e estimulante, para atrair, chamar atenção. Sobreviver! Uma espécie de revolução silenciosa que pouco a pouco toma conta das relações entre as pessoas, empresas e outros agentes da sociedade. Proporcionando a revisão dos conceitos e hábitos, agindo com intenção.

A nova realidade propõe uma nova experiência e novos tempos. Como na VIDA, estamos sempre em constante aprendizado, reciclando-se em busca de mais conhecimento. Querendo sempre EVOLUIR e ser melhor.
Esse é o ser humano que valoriza sua IDENTIDADE, suas raízes e pensar em suas atitudes em longo prazo, para ter um futuro promissor. Mais do que renovar-se. Antecipe-se!

Repensem suas estratégias, sua identidade, sua marca, com o propósito de construir grandes oportunidades para o seu NEGÓCIO e também para a sociedade.

O tempo passa e temos que ficar antenados. O que funcionava no passado, hoje é obsoleto. Precisamos focar no novo consumidor e o no novo mundo. Além, de criar novas estratégias, utilizando o design como um investimento, consistente e que valorize sua MARCA para competir em um mercado repleto de novas e atuais tendências. Não existem produto ou serviço sem uma IDENTIDADE. Ela vai muito além do visual, muitas vezes fica invisível e se torna tangível através dos sentidos humanos, proporcionando uma relação de captação e interpretação, seja pelo olfato, tato, paladar ou audição. O objetivo é sensibilizar suas percepções e trazer novas experiências. Algo que só se constrói com o tempo. Seria a ponte entre o planejamento estratégico e a experiência que gostaria de transmitir.

É um processo de análise contínua, desde o objetivo do negócio, atitudes para diferenciar-se, com a capacidade e coragem de fazer DIFERENTE. Isto é, fazer o ninguém fez. Muitas vezes pode até ter pensado, mas não colocou em prática na hora certa. Portanto, o seu interesse é sua atitude podem modificar a forma de pensar da sociedade e do mundo.

Para fazer diferente, você precisa apenas colocar em prática. Seja com a intuição ou com o acompanhamento de um profissional designer, competente, para orientá-lo nas suas tomadas de decisão, com o propósito colocar a técnica para o papel e praticá-lo com êxito. Trazendo o resultado esperado.

Não importa o tamanho do seu negócio ou da verba disponível. Basta repensar a forma de agir e criar para conquistar. E saber que esse caminho exige investimento, ousadia e inovação.

Acesse o link e veja um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=cbEKAwCoCKw&feature=player_embedded



* Hélio Moreira, designer e publicitário, é diretor da New Growing Design e Branding (www.newgrowing.com). Formado pela Escola Panamericana de Artes e com Especialização em Design de Embalagem pela ESPM e MBA em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, já desenvolveu e reformulou marcas em diversos contextos e é um eterno apaixonado pelo tema. Blog: http://heliomoreirabranding.blogspot.com/

Agência de Publicidade Tchelas em Portugal. Você já contratou algo igual?

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Marketing Direto traz resultado?



A ferramenta do Marketing Direto não é tão utilizada pelos pequenos empreendeodres. Muitos preferem investir seu capital em outras estratégias, muitas vezes, com base na intuição ou em referências que colheu de grandes empresas ou até mesmo dos concorrentes.Nessa hora é melhor parar e calcular os valores dos investmentos, com o valor de retorno. Você pode estar jogando a semente em um solo não muito fértil.

Procure sempre analisar com cautela sua necessidade e procurar um profissional para orientá-lo, para que o seu investimento não seja perdido.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Três passos para montar uma loja de roupa multimarcas.


Três passos para montar uma Loja de Roupa Multimarcas. Siga as dicas a seguir e procure colocá-las em prática. Com certeza vai atingir seus objetivos bem antes do que imagina. BOA SORTE!

Segue abaixo:

Plano


Monte um plano de negócio completo. Não se preocupe apenas em investir em um mobiliário bonito, um espaço aconchegante, uma vitrine maravilhosa, um ponto comercial estratégico e um serviço de qualidade. Esses não são mais diferenciais competitivos.



Atitudes

O consumidor mudou e as opções no segmento são inúmeras. Tenha atitude!
Procure propor algo diferente e inovador. Além, de bons profissionais treinados e bom atendimento, hoje seu negócio precisa de uma IDENTIDADE forte. Invista na sua!

Identidade

Isto mesmo! Uma IDENTIDADE. Como qualquer ser humano. Seu próprio DNA, com base em princípios e conceito. Não coloque seu negócio em risco. Um fenômeno corriqueiro entre as micros e pequenas lojas de roupas de bairro é imitar os maiores e não saber se comunicar com o seu público.
Ninguém imagina que para chegar no nível das grandes lojas, ele teve que convencer, conquistar e atrair a cliente-la.
Como dica, aconselho você a escolher um nome de fácil pronuncia, memorização e que traduz a essência do seu negócio. Partindo dessa premissa, seu negócio começa a dar um passo à frente. Em seguida procure um profissional competente para construir uma MARCA e toda IDENTIDADE da sua loja, com padrões de aplicações na fachada, ambiente interno, uniformes e em toda comunicação direta com o seu consumidor.




Auxílo Gratuito

Por experiência, se você não sabe por onde começar procure o SEBRAE. Em seguida não cometa erros de IMITAÇÃO. Muitos empreendedores por não ter conhecimento acabam cometendo o mesmo erro que a maioria e acabam se baseando em um salão que teve uma experiência bem sucedida e vitoriosa, mas esquecem que nada é igual, nem se repete.

Quando não existe uma aparência ainda definida é normal que o empresário tenha um modelo para idealizar o seu negócio, até ai é aceitável e muito natural, o problema é quando o empreendedor acredita que sem padrões vai conseguir atingir o mesmo mérito.

Sede para a mudança.



Você sabe do impacto das garrafas pet no ambiente. Gostaria de fazer algo para contribuir com o descarte incorreto e uso inadequado do pet?

Fazemos da seguinte forma. Acesse o site no link e veja que INOVAÇÃO.
A água 321 chegou. Um proejto de garrafa de água reusável, com um mecanismo de cuador original com um filtro interno, assim você pode enchê-lo a toda hora e em qualquer torneira para produzir a água fresca e filtrada.

É a maneira mais correta para permanecer saudável e hidratado durante o dia.

Por onde pode você começar?

Acesse: http://www.321-water.com/thirst.html

http://www.321-water.com/thirst.html

Hoje o design influência muito no aspecto e principalmente para agregar valor aos produtos.

Sustentabilidade - Menos um carro.


O que é Menos um Carro?

Um projecto que se traduz num Movimento a favor de uma mobilidade mais sustentável.

O objectivo consiste em convidar cada pessoa a repensar a necessidade de utilização de viatura particular na cidade, dadas as alternativas e argumentos assentes na sustentabilidade.

Cada um deverá desejar ser Menos Um Carro!
Porque é um Ser mais consciente. Mais cívico.
A ideia nasce na Carris, empresa de transporte colectivo de passageiros que serve a Grande Lisboa, e intui uma sinergia de esforços, articulando o empenho de diferentes entidades, no sentido do alerta e da sensibilização para a mudança de atitudes e comportamentos no que respeita à realidade do tema.

Neste sentido, é criado este ponto de encontro online onde pode aceder a toda a informação no sentido de conhecer o porquê da urgência de uma mudança e perceber quais os reais benefícios em optar por uma mobilidade mais sustentável, quer seja do ponto de vista ambiental, do social, como do económico.

Aqui é possível aderir ao Movimento e conhecer o Índice de Mobilidade Sustentável (IMS), através de um questionário que permite aceder a determinado valor, e assim realizar até que ponto se materializa o comportamento quotidiano. Este registo, para além da demonstração do empenho individual, permite um acompanhamento personalizado (e anónimo) da progressão de resultados do IMS ao longo do tempo.

É importante que se compreenda que, neste momento, optar pela utilização de transportes colectivos não se cinge apenas a uma questão económica. A preocupação deve recair numa consciência ambiental e social partilhada. Deve estar presente e assente numa forma de estar mais informada e cosmopolita, seguindo e acompanhando os exemplos internacionais bem sucedidos.

Começamos pela Grande Lisboa, capital do país onde estão disponíveis os serviços da entidade impulsionadora – Carris -, mas ambicionamos a projecção e replicação do Movimento Menos um Carro por todo o país.

Contamos com o contributo de todos para partilhar informação sobre o tema. Estamos presentes nas redes sociais – Facebook e Twitter - porque queremos proximidade. Envolver as pessoas, perceber as principais barreiras e assim contribuir para facilitar o acesso de todos a uma melhor qualidade de vida na cidade.

Época de colheita

É hora de colher a safra 2009 e preparar a safra 2010 que é otimista.
O solo está fértil, as sementes selecionadas, mas como vamos fazer para semear e adubar novas idéias em 2010?

Muita oportunidade está por vir. Não se preocupe, o mercado vai se abrir e quem planejar vai colher bons negócios. Quem sabe o Brasil, aproveite a oportunidade e conquista a copa na África do Sul. Vamos torcer!

Só não deixe o mau tempo levar suas idéias embora porque você vai desperdiçar bons negócios. Essas idéias precisam ser avaliadas e transformadas em OPORTUNIDADES e com um toque especial.

Monte seu plano estratégico, analise o seu mercado e as perspectivas para crescer, desenvolver e conquistar os objetivos pretendidos. As soluções existem, basta saber qual é o seu foco.

Procure entender qual é a sua dificuldade, o seu público-alvo e o seu produto/ serviço. Analise seus concorrentes, perceba suas estratégias e não deixe de preparar a sua. Uma estratégia bem formulada criará raízes, um caule forte e galhos resistentes para suportar os frutos. Suas raízes precisam ser profundas, de modo que não sejam abatidas quando as chuvas caírem. Não deixa de ser a pura realidade, o que ocorre na natureza, também reflete nos negócios. Pense nisso!

Se você tem dificuldades para identificar esses problemas ou encontrar soluções. Procure um consultor para orientá-lo, existem várias empresas especializadas no segmento. Em 2010 vocês precisa aparecer com uma IDENTIDADE forte. Portanto, preparem-se para colher bons resultados. Sabemos que o mercado está competitivo, os concorrentes criando e melhorando seus novos produtos/serviços, os consumidores aguardando as novidades para efetuarem suas compras. E sua empresa precisa estar estruturada, ou melhor, enraizada, para atender a demanda e INOVAR. Mexa-se!

Veja sua empresa como um enorme terreno, que possui um solo fértil, que está localizado em um ambiente com clima adequado para o cultivo de uma determinada semente. Assuma o controle do seu negócio, caso contrário não vai colher o que deseja. Seja rígido na tomada de decisão. Essa postura, aliada ao seu esforço e muito trabalho, resultou em uma bela colheita em 2010.

Paciência, capacidade e percepção são fatores importantes para a construção de uma IDENTIDADE. Portanto invista também em sua MARCA e na comunicação com seus clientes.

A primeira coisa a fazer é PLANEJAR. O seu planejamento é o caminho para enfrentar os seus concorrentes e os ventos que sopraram, tentando derrubá-lo.
Cuide bem da sua MARCA e antecipe o inesperado. Enfrente as mudanças e se precisar mexer em sua MARCA, identidade da sua empresa, na embalagem que envolve o seu produto, no portifólio de apresentação ou no website para o mundo virtual. Mude em quanto é tempo !

Não deixe a insegurança bater em sua porta, não espere o concorrente mudar a MARCA, EMBALAGEM, IDENTIDADE ou WEBSITE, para mudar o seu. Procure enxergar o seu problema.

Mantenha a sua capacidade de crescer e crie a sua própria identidade, fortaleça sua MARCA e procure cultivá-la ao decorrer dos anos.

Procure semear novas oportunidades para que possa sempre colher novas safras.

Tenha um 2010 repleto de novos frutos.

* Hélio Moreira, designer e publicitário, é diretor da New Growing Design e Branding (www.newgrowing.com). Formado pela Escola Panamericana de Artes e com Especialização em Design de Embalagem pela ESPM e MBA em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, já desenvolveu e reformulou marcas em diversos contextos e é um eterno apaixonado pelo tema. Blog: http://heliomoreirabranding.blogspot.com/