quarta-feira, 25 de março de 2009

Rebranding e reposicionamento de Marca

A Marca, seu tipo e ou simbolo, ou ambos, assim como o que a empresa EXPRESSA, é um ponto de contato com da MARCA com seu público-alvo. É a principal representação gráfica e visual, alinhada com outros fatores que ajudam a criar uma mensagem única, transmitir sensações, além de construir um significado para os clientes.

A formatação da imagem de uma MARCA tem como ponto de partida o logotipo, pois é ele que conduz a percepção da empresa e direciona os elementos da comunicação institucional. No logotipo podem estar evidenciados atributos associados à sua atuação ou mesmo a um conceito mais amplo, ligado a características intangíveis da marca.

Mas o que acontece quando um logotipo (pela mudança de posicionamento da empresa, mudança de ramo, de público-alvo ou pela ação dos anos) não transmite mais a imagem pretendida ou, pior, comunica outra, equivocada?

Nesses casos, a prioridade é rever os signos utilizados, a linguagem do segmento e, mais ainda, as características atuais que são relevantes para o público, considerando o posicionamento atual da empresa, os objetivos que ela busca a longo prazo e as características dos consumidores atuais e potenciais. Para isso, pode-se optar por dois caminhos: o redesenho do logotipo ou o rebranding da marca.

O redesenho do logotipo basta quando a empresa já tem definidos, com clareza, os objetivos que quer alcançar, assim como o posicionamento que pretende sustentar. O novo logo é então criado e, por meio de pesquisas visuais de mercado, reformulado para traduzir os atributos desejados.

Porém, como questiona o Dr. Reston Heights, da Brandexcellence, é o logotipo que traz significado para a marca ou é a marca que impregna o logotipo com significados?

O redesenho de um logotipo que não possui uma estratégia claramente definida pode continuar com o mesmo problema do utilizado anteriormente: comunicar uma imagem pouco efetiva ou em desacordo com os objetivos da empresa.

Uma cruz, dependendo de sua utilização, do ambiente e dos elementos relacionados a ela, pode possuir significados diferentes como associações religiosas, instalações hospitalares ou a representação de alguns países. Ou seja, um símbolo, assim como um logotipo, necessita das associações certas e de um ambiente que esteja alinhado ao seu significado.

O rebranding procura corrigir a percepção da imagem da marca por meio de uma parceria consultores/empresa. Com a utilização de pesquisas e metodologias próprias, são traçados os atributos, os objetivos de comunicação e o posicionamento que a diferenciarão dos concorrentes. É o posicionamento que alinha todos os pontos de contato da marca.

Nesse tipo de trabalho, podemos potencializar o que funciona na comunicação atual e substituir os pontos que não transmitem uma imagem em sintonia com os objetivos da empresa.

O mais importante é que a cultura de gestão da marca esteja firmada na empresa, para que os atributos estabelecidos não se percam ao longo do tempo, criando novamente confusão na percepção do público. O posicionamento claro e alinhado minimiza os riscos de interpretação. Assim, sua marca estará preparada para ocupar um espaço único na mente do consumidor e, com o passar dos anos, apenas alguns ajustes e investimentos serão necessários.

Marketing de baixo custo. Esse é o nosso foco.

Consultoria em Marketing de baixo custo para pequenas e médias empresas.


Como crescer na CRISE ? Essa é a resposta que todos querem saber.

A receita mágica não existe. Mas com criatividade e planejamento você pode sair na frente.Aposte no marketing de baixo custo. Enquanto todos se esconde, aproveita para dar as caras. Essa foi a matéria da Pequenas Empresa Grande Negócios do mês passado. Acesse o site e saiba mais.

Podemos usar todo o nosso conhecimento e entusiasmo para contribuir com você cliente em busca do objetivo para aumentar suas vendas, se diferenciar de seus concorrentes, maximizar seus investimentos em comunicação e melhorar seus resultados, fazendo mais com muito menos.

Esse é o nosso foco. Procuramos ajudar os empresários a abandonar velhas práticas que não funcionam mais, a desenvolver outras que buscam resultados melhores e a encontrar meios de fazer acontecer em um mercado cada vez mais competitivo.

• baixa eficiência em vendas;

• preços achatados pela atuação dos concorrentes;

• margens em declínio;

• produtos que não se diferenciam nos mercado;

• ou sentem-se cativos de seus próprios clientes, franqueados, fornecedores ou até de seus próprios funcionários;

e quando estão em busca de:

• uma assessoria em marketing eficaz e que conhece a realidade da pequena e média empresa;

• soluções para seus problemas de mercado;

• por melhores resultados.

terça-feira, 24 de março de 2009

McFavela muda de nome em Heliópolis, mas reaparece na zona leste de SP

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2009/02/16/ult5772u2947.jhtm

NY o centro do mundo e das MARCAS



PANTONE - Para quem não é do ramo e não conhece a marca vou resumir. PANTONE é a linguagem padrão para a comunicação em todas as fases do gerenciamento de cores. É um sistema global de identificação de cores.

Hoje em dia, porém, a marca PANTONE deixou de ser apenas uma das maiores marcas da área gráfica em todo o mundo e cada vez mais ela diversifica a sua atuação e os seus produtos sem se afastar daquilo que a tornou conhecida em todo o mundo: as cores. Exatamente por isso ela se aproxima de novos consumidores e torna os antigos verdadeiros fãs dispostos a utilizar suas canecas, cadernos e mochilas.


segunda-feira, 23 de março de 2009

A evolução das Marcas



Essa evolução da marca Globo, foi recentemente modificada pelo "designer" mais popular do Brasil: Hans Donner.

Foco e Atuação do Helio Moreira: Branding Design

Processos de Criação, Redesenho de Marcas e Sistemas de Identidade Visual

Criamos novas marcas ou redesenhamos expressões de marcas já existentes. Atuamos desde projetos com necessidades simples, compostos por Marca, Sistema de Papelaria Básico e Manual de Marca a projetos mais extensos e complexos que envolvem Documentação, Sinalização, Materiais de Merchandising, Veículos, Folders Institucionais, Brand Book, Manual de Repertórios Gráficos para Propaganda, Manual de Arquitetura Corporativa, etc.

Trabalhamos em parceria com o cliente e sua equipe ou departamento de marketing, (internas ou externas) para desenvolver diretrizes de projeto sustentadas em bases estratégicas, que orientarão as possibilidades criativas para tornar tangíveis os propósitos da marca, com verdade e potencial efetivo de concretização. A inovação e a criatividade são ingredientes em todos os processos que desenvolvemos.

Dentro do Branding de cada cliente, cada projeto de design é naturalmente desenvolvido alinhado às necessidades estratégicas, táticas e operacionais. A nossa visão do design é essencialmente prática e funcional, ou seja, menos discursiva e justificativa, mais concretizadora. Nos semeamos novas idéias e buscamos colher os melhores resultados.

terça-feira, 17 de março de 2009

Marcas diferenciam o processo de decisão de compra


"Na perspectiva dos negócios, marca no ambiente competitivo e como marca na fazenda.Um programa de branding é utilizado para diferenciar o seu gado dos outros da fazenda." - Al Reis - A marca para o pequeno e médio empresário contribui para o reconhecimento do negócio e ajuda a diferenciá-lo da concorrência. A matéria anexa mostra que até um Salão de Beleza investe na marca como diferencial.

Lei de Newton

Toda ação gera uma reação, desde que seja bem direcionada. Talvez, você mude de idéia. Podemos partir do princípio que uma pequena empresa considera ações de marketing um gasto e não um investimento. Concluímos que essa reação ainda não teve contato com a ação. Essa matéria anexa pode mostrar o lado que os pequenos empresários consideram incerto.

quinta-feira, 12 de março de 2009

UM MOMENTO DE SABEDORIA NO MEIO DE TANTA INIQÜIDADE....

Será mesmo que você é substituível?

Na sala de reunião de uma multinacional o diretor nervoso fala com sua equipe de gestores.
Agita as mãos, mostra gráficos e, olhando nos olhos de cada um ameaça:

"ninguém é insubstituível".
A frase parece ecoar nas paredes da sala de reunião em meio ao silêncio.
Os gestores se entreolham, alguns abaixam a cabeça. Ninguém ousa falar nada.
De repente um braço se levanta e o diretor se prepara para triturar o atrevido:
- Alguma pergunta?
- Tenho sim. E Beethoven?
- Como? - o encara o gestor confuso.
- O senhor disse que ninguém é insubstituível e quem substituiu Beethoven?
Silêncio.

Ouvi essa estória esses dias contada por um profissional que conheço e achei muito pertinente falar sobre isso. Afinal as empresas falam em descobrir talentos, reter talentos, mas, no fundo continuam achando que os profissionais são peças dentro da organização e que, quando sai um, é só encontrar outro para por no lugar.
Quem substituiu Beethoven? Tom Jobim? Ayrton Senna? Ghandi? Frank Sinatra? Garrincha? Santos Dumont? Monteiro Lobato? Elvis Presley? Os Beatles? Jorge Amado? Pelé? Paul Newman? Tiger Woods? Albert Einstein? Picasso? Zico (até hoje o Flamengo está órfão de um Zico)?
Todos esses talentos marcaram a história fazendo o que gostam e o que sabem fazer bem, ou seja, fizeram seu talento brilhar. E, portanto, são sim insubstituíveis. Cada ser humano tem sua contribuição a dar e seu talento direcionado para alguma coisa. Está na hora dos líderes das organizações reverem seus conceitos e começarem a pensar em como desenvolver o talento da sua equipe focando no brilho de seus pontos fortes e não utilizando energia em reparar seus 'gaps'.
Ninguém lembra e nem quer saber se Beethoven era surdo, se Picasso era instável, Caymmi preguiçoso, Kennedy egocêntrico, Elvis paranóico... O que queremos é sentir o prazer produzido pelas sinfonias, obras de arte, discursos memoráveis e melodias inesquecíveis, resultado de seus talentos.
Cabe aos líderes de sua organização mudar o olhar sobre a equipe e voltar seus esforços em descobrir os pontos fortes de cada membro. Fazer brilhar o talento de cada um em prol do sucesso de seu projeto.
Se seu gerente/coordenador, ainda está focado em 'melhorar as fraquezas' de sua equipe corre o risco de ser aquele tipo de líder que barraria Garrincha por ter as pernas tortas, Albert Einstein por ter notas baixas na escola, Beethoven por ser surdo. E na gestão dele o mundo teria perdido todos esses talentos.

Nunca me esqueço de quando o Zacarias dos Trapalhões 'foi pra outras moradas'; ao iniciar o programa seguinte, o Dedé entrou em cena e falou mais ou menos assim:
"Estamos todos muito tristes com a 'partida' de nosso irmão Zacarias... e hoje, para substituí-lo, chamamos: Ninguém... pois nosso Zaca é insubstituível".

Portanto nunca esqueça:

Você é um talento único... com toda certeza ninguém te substituirá!

"Sou um só, mas ainda assim sou um.

Não posso fazer tudo, mas posso fazer alguma coisa.

Por não poder fazer tudo, não me recusarei a fazer o pouco que posso.

O que eu faço é uma gota no meio de um oceano, mas sem ela o oceano será menor."

Em época de Crise essa é uma boa alternativa - Aparecer!

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Destak_leva_neve_para_Av__Paulista

quarta-feira, 11 de março de 2009

A galinha, o porco e a crise

Empolgados com a nova onda de empreendedorismo que varria o mundo, inclusive o dos bichos, uma galinha e um porco resolveram se tornar patrões de si mesmos e donos de seus próprios narizes, ou melhor, de seus próprios bico e focinho.Pesquisaram as tendências do consumo e os gostos do público-alvo, estudaram o comportamento do mercado, traçaram mil planos e, após uma trabalheira enorme, decidiram entrar para o negócio de omeletes.

A fórmula era simples e a lógica parecia brilhante. A sócia galinha forneceria seus ovos, o que certamente já seria 50% de garantia de sucesso do empreendimento, enquanto o porco entraria com a outra metade, fornecendo o bacon. Empolgada com a possibilidade de lucro do novo negócio, a galinha sonhava acordada com a ampliação do poleiro e um cardápio de milho farto. Numa madrugada, porém, depois de um dia de planos e pesquisas, o porco teve um pesadelo, o pior de sua vida. Acordou sobressaltado e, pensativo, concluiu que, para fornecer seus ovos, bastaria à galinha dar uns cacarejos e pronto!... Já para fornecer o bacon, ele precisaria entrar com a própria pele e, antes que fosse tarde demais, desistiu do negócio.Galinha e porco entraram em crise e engrossaram as estatísticas do Google, que já registrou mais de 55 milhões e 400 mil citações dessa palavra CRISE. Nunca, em tão pouco tempo, se falou tanto nela, nem tantas fortunas e reputações viraram pó. Mais que isso, em poucos dias, o mundo descobriu que seus modelos de sucesso nas finanças e nos negócios, apesar da embalagem bonita, não passavam de santinhos do pau oco.
O lamentável é que, apesar de terem quebrado meio mundo, esses sabidos continuam bilionários, andando soltos por aí, curtindo a vida em grande estilo, como se nada tivesse acontecido ou nenhum mal tivessem praticado.

Os lesados que lhes confiaram a poupança e o futuro, agonizam empobrecidos e envergonhados. E os trabalhadores que não participaram da farra do lucro falso do mercado de capitais, porque estavam dando duro no batente, agora são chamados a pagar a conta.

Descaradamente, propõe de tudo em termos de reinvenção da relação capital-trabalho para preservar suas margens de lucro. Às vésperas do Natal, o tycoon Roger Agnelli, dirigente da Vale, chegou a defender a decretação a volta da ditadura e a suspensão dos direitos trabalhistas.

Dias depois, uma romaria de grandes empresários foi ao presidente Lula pedir um containner de benesses. A mais nova é a requentada – e desvirtuada – redução da jornada de trabalho e dos salários, recém-apresentada pelo governo. Com ela, aumenta-se a conta e a insegurança para o trabalhador, que teria de pagar, com seu já corroído salário, o crediário cujas prestações cujos valores não foram reduzidas. Cortar juros, diminuir preços ou margens de lucro que é bom, ninguém fala.Resumo da ópera: os que sempre ganharam muito querem agora socializar o prejuízo e entrar com quase nada do muito que lucraram nessa hora de ajustes. Para eles, os que sempre perderam deveriam entrar com tudo o que têm. Lógica cruel essa do nosso capitalismo. Em tempos de bonança, o ganho é todo meu. Na crise, o prejuízo é nosso. Capitaliza-se o lucro e socializa-se a perda.E nessa versão brasileira da história da galinha e do porco, quem entrará com o bacon?... Difícil decisão. Mas é fácil saber. Agora ao invés de entrarmos com o bacon porque não invertemos essa situação.

Agora é a nossa vez de analisar novamente o mercado, traçar planos para o futuro, analisar as novas tendências e o público-alvo, direcionando nossas ações de marketing com o objetivo de explorar o design como uma ferramenta para agregar valor a MARCA. Proporcionado alternativas CRIATIVAS e com preço justo. Uma parceria sólida em busca dos resultados em curto prazo.

Sua empresa e NewGrowing juntos para otimizar a verba, transforma a comunicação e inverter essa história.

é bem assim mesmo...


Amor Doce

Pequenas empresas - Grandes Marcas - A diferença de uma boa identidade.
http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=51331



by NewGrowing - www.newgrowing.com