quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Época de colheita

É hora de colher a safra 2009 e preparar a safra 2010 que é otimista.
O solo está fértil, as sementes selecionadas, mas como vamos fazer para semear e adubar novas idéias em 2010?

Muita oportunidade está por vir. Não se preocupe, o mercado vai se abrir e quem planejar vai colher bons negócios. Quem sabe o Brasil, aproveite a oportunidade e conquista a copa na África do Sul. Vamos torcer!

Só não deixe o mau tempo levar suas idéias embora porque você vai desperdiçar bons negócios. Essas idéias precisam ser avaliadas e transformadas em OPORTUNIDADES e com um toque especial.

Monte seu plano estratégico, analise o seu mercado e as perspectivas para crescer, desenvolver e conquistar os objetivos pretendidos. As soluções existem, basta saber qual é o seu foco.

Procure entender qual é a sua dificuldade, o seu público-alvo e o seu produto/ serviço. Analise seus concorrentes, perceba suas estratégias e não deixe de preparar a sua. Uma estratégia bem formulada criará raízes, um caule forte e galhos resistentes para suportar os frutos. Suas raízes precisam ser profundas, de modo que não sejam abatidas quando as chuvas caírem. Não deixa de ser a pura realidade, o que ocorre na natureza, também reflete nos negócios. Pense nisso!

Se você tem dificuldades para identificar esses problemas ou encontrar soluções. Procure um consultor para orientá-lo, existem várias empresas especializadas no segmento. Em 2010 vocês precisa aparecer com uma IDENTIDADE forte. Portanto, preparem-se para colher bons resultados. Sabemos que o mercado está competitivo, os concorrentes criando e melhorando seus novos produtos/serviços, os consumidores aguardando as novidades para efetuarem suas compras. E sua empresa precisa estar estruturada, ou melhor, enraizada, para atender a demanda e INOVAR. Mexa-se!

Veja sua empresa como um enorme terreno, que possui um solo fértil, que está localizado em um ambiente com clima adequado para o cultivo de uma determinada semente. Assuma o controle do seu negócio, caso contrário não vai colher o que deseja. Seja rígido na tomada de decisão. Essa postura, aliada ao seu esforço e muito trabalho, resultou em uma bela colheita em 2010.

Paciência, capacidade e percepção são fatores importantes para a construção de uma IDENTIDADE. Portanto invista também em sua MARCA e na comunicação com seus clientes.

A primeira coisa a fazer é PLANEJAR. O seu planejamento é o caminho para enfrentar os seus concorrentes e os ventos que sopraram, tentando derrubá-lo.
Cuide bem da sua MARCA e antecipe o inesperado. Enfrente as mudanças e se precisar mexer em sua MARCA, identidade da sua empresa, na embalagem que envolve o seu produto, no portifólio de apresentação ou no website para o mundo virtual. Mude em quanto é tempo !

Não deixe a insegurança bater em sua porta, não espere o concorrente mudar a MARCA, EMBALAGEM, IDENTIDADE ou WEBSITE, para mudar o seu. Procure enxergar o seu problema.

Mantenha a sua capacidade de crescer e crie a sua própria identidade, fortaleça sua MARCA e procure cultivá-la ao decorrer dos anos.

Procure semear novas oportunidades para que possa sempre colher novas safras.

Tenha um 2010 repleto de novos frutos.

* Hélio Moreira, designer e publicitário, é diretor da New Growing Design e Branding (www.newgrowing.com). Formado pela Escola Panamericana de Artes e com Especialização em Design de Embalagem pela ESPM e MBA em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, já desenvolveu e reformulou marcas em diversos contextos e é um eterno apaixonado pelo tema. Blog: http://heliomoreirabranding.blogspot.com/

Um comentário: