terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Design Thinking



O design é uma palavra inglesa que se refere à concepção de um projeto. O ato de Designar. É usado por todos os que planejam ações dirigidas, transformando situações existentes em outras preferidas. Uma entrega de valores, essências, com o objetivo de inovar, através de um desafio prático de CRIAR, uma espécie de brainstorming continuo. Procurando explorar essa habilidade de enxergar o que o outro não vê.

Uma ferramenta de troca de idéias, conhecimento, experiências e sobrevivência em todos os SENTIDOS, a cada momento. Sem muitas regras, mas com base em conceitos e princípios. Cuidando afetivamente dessa relação comportamental ao transmitir uma mensagem, um significado, tornando tangível o intangível.

Adaptando o design criativo e estimulante, para atrair, chamar atenção. Sobreviver! Uma espécie de revolução silenciosa que pouco a pouco toma conta das relações entre as pessoas, empresas e outros agentes da sociedade. Proporcionando a revisão dos conceitos e hábitos, agindo com intenção.

A nova realidade propõe uma nova experiência e novos tempos. Como na VIDA, estamos sempre em constante aprendizado, reciclando-se em busca de mais conhecimento. Querendo sempre EVOLUIR e ser melhor.
Esse é o ser humano que valoriza sua IDENTIDADE, suas raízes e pensar em suas atitudes em longo prazo, para ter um futuro promissor. Mais do que renovar-se. Antecipe-se!

Repensem suas estratégias, sua identidade, sua marca, com o propósito de construir grandes oportunidades para o seu NEGÓCIO e também para a sociedade.

O tempo passa e temos que ficar antenados. O que funcionava no passado, hoje é obsoleto. Precisamos focar no novo consumidor e o no novo mundo. Além, de criar novas estratégias, utilizando o design como um investimento, consistente e que valorize sua MARCA para competir em um mercado repleto de novas e atuais tendências. Não existem produto ou serviço sem uma IDENTIDADE. Ela vai muito além do visual, muitas vezes fica invisível e se torna tangível através dos sentidos humanos, proporcionando uma relação de captação e interpretação, seja pelo olfato, tato, paladar ou audição. O objetivo é sensibilizar suas percepções e trazer novas experiências. Algo que só se constrói com o tempo. Seria a ponte entre o planejamento estratégico e a experiência que gostaria de transmitir.

É um processo de análise contínua, desde o objetivo do negócio, atitudes para diferenciar-se, com a capacidade e coragem de fazer DIFERENTE. Isto é, fazer o ninguém fez. Muitas vezes pode até ter pensado, mas não colocou em prática na hora certa. Portanto, o seu interesse é sua atitude podem modificar a forma de pensar da sociedade e do mundo.

Para fazer diferente, você precisa apenas colocar em prática. Seja com a intuição ou com o acompanhamento de um profissional designer, competente, para orientá-lo nas suas tomadas de decisão, com o propósito colocar a técnica para o papel e praticá-lo com êxito. Trazendo o resultado esperado.

Não importa o tamanho do seu negócio ou da verba disponível. Basta repensar a forma de agir e criar para conquistar. E saber que esse caminho exige investimento, ousadia e inovação.

Acesse o link e veja um exemplo:

http://www.youtube.com/watch?v=cbEKAwCoCKw&feature=player_embedded



* Hélio Moreira, designer e publicitário, é diretor da New Growing Design e Branding (www.newgrowing.com). Formado pela Escola Panamericana de Artes e com Especialização em Design de Embalagem pela ESPM e MBA em Branding pelas Faculdades Integradas Rio Branco, já desenvolveu e reformulou marcas em diversos contextos e é um eterno apaixonado pelo tema. Blog: http://heliomoreirabranding.blogspot.com/

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